17
Maio
07

Renault Clio III

Voltando ao meu mundo automóvel…
Finalmente tive oportunidade de experimentar um renault clio da geração actual.
Devo dizer que gostei bastante.

clio_tce
Foto: Diariomotor.com

Acho que o carro é uma boa evolução. Deixou de ser exíguo como o clio II era, mantém níveis de conforto e de segurança passiva e activa muito elevados como tem sido apanágio da renault nos últimos anos e tem um excelente comportamento que, apesar de não ter forçado o andamento, me pareceu também ser melhor que o II.
Já conduzi todas as gerações e fases do clio e este é o primeiro que tem uma boa posição de condução!
Para a minha estatura e estilo de condução muito boa mesmo.
Sempre me fez algum prurido como o clio II que considero ainda um carro super equilibrado, seguro, muito rápido e ágil, podia ter aquela posição de condução muito esquesita, especialmente na versão RS (julgo que quem conduz essa versão, com uns belos estofos desportivos pouco se deve preocupar com a posição de condução…:-) )

clio interior

Não gostei:
A direcção parece que ficou ainda mais artificial que no clio II (concerteza nas versões mais potentes não será igual… espero) e nem com a subida de velocidade se notei melhoria.
O motor… 1.2 16v com os seus “curtos” 75 cv para o “gordinho” novo clio.

Já se sabe que quando os carros “crescem”, também “engordam”, e este não foi excepção, mas continuam a insistir neste bloco que é nitidamente pouco motor para muito carro. Já numa curta experiência com um clio II com o mesmo motor não fiquei impressionado.
Se posso fazer sugestões para clio – só deste motor para cima… e no gasóleo só para cima de 1.5 Dci de 85 cv.

A chegada de um motor 1.2 Turbo com 100 cv ao clio pareceu-me bombástica e creio que seria o mais adequado para este carro vender como paezinhos quentes, mas apesar de terem anunciado que o Clio Rip Curl teria essa opção e de terem no site esse motor como uma opção, no mini-site Clio Rip Curl não aparece. Há apenas o de 75cv.

No entanto, no site as únicas motorizações a gasolina para os clios “normais” parecem ser o 1.2, 1.2 TCE e o 2.0 RS. Isto é que foi corte radical!

A minha conclusão final da minha experiência foi apenas uma…
Se o Clio RS já me tirava o juízo, agora ainda mais… porque gosto mesmo do carro no seu todo.
Nem me interessa que os 200cv não sejam reais!

clioR27

clio R27 01
Fotos: Motorpasion.com

É um carro que me tira realmente do sério.
Porquê?
Porque a sua “linhagem” já me tirava do sério e porque consegue por qualquer adulto com um brilho nos olhos (mesmo tipos que passam o dia a conduzir os carros mais caros e potentes que existem…), como se pode ver aqui:

EDIT: Já agora, aconselho também a leitura deste post:
https://autoemocion.wordpress.com/2010/03/02/renault-clio-iii-2/


14 Responses to “Renault Clio III”


  1. Maio 17, 2007 às 10:38 pm

    Um bom carro, realmente. Ainda não puded testa-lo, mas em breve o farei.

  2. 2 pilau
    Março 24, 2008 às 9:48 pm

    Eu comprei um 1,5 cc, 105 cav… acho-o bem potente, embora ainda n o tenha porque estou á espera dele porque pedi um extra e teve que vir de fora!

    Tão e o que me dizem? Eu penso que fiz uma boa compra!!!

    Cumprimentos

  3. Março 25, 2008 às 12:08 am

    Grande compra, sem dúvida. Conheço bem o motor 1.5, na versão de 80cv do clio II. Esse é sem dúvida ainda melhor e os seus dotes são conhecidos.
    Do comportamento também não se pode esperar senão o melhor.
    Parabéns pela compra!

  4. 4 renault power
    Setembro 6, 2008 às 2:56 pm

    O Clio III é um ótimo produto como o Clio II foi, mas…continua por preencher um requesito importante…O Design! Olho para o Grande Punto Corsa e 207, observo as vendas na Europa e resultado em dois anos um milhão de 207 e Puntos vendidos o Corsa logo a seguir e por último o Clio III.

  5. 5 Luciene
    Julho 2, 2009 às 5:45 pm

    Olá, gostaria de uma informação estou pensando sériamente em comprar um clio semi novo ano 2006 flex 1.0 16v, estive comparando modelos populares como celta e percebi que o mesmo além de não ter nada, é mais caro, tenho medo pois este será meu primeiro carro, e se algum dia quiser vende-lo terei dificuldade.
    Estou pesquisando sobre o assunto e vi que você entende bem do assunto se puder me dar alguma dica eu agradeço.
    Tenha uma boa Tarde e Obrigada.

  6. 6 Pedro
    Julho 3, 2009 às 4:07 pm

    Boas,

    Tbm comprei um clio III 1.5 105cv e não estou muito contente, devido a quantidade de barulhos que apareceram em ano e meio, e tbm porque nas rodas aparece um barulho devido a uma pelicula que leva nos calsos e vai-se desgastando e faz um barulho muito intenço. não soloções para o meu problema. de resto o carro tem uma boa potência anda muito bem, da na cabeça a muitos outros carros incluindo as seat ibiza e leon 1.9 105cv, que era uma coisa o que não esperava devido a cilindrada que o clio tem.

  7. 7 oscar
    Janeiro 24, 2010 às 4:14 pm

    ola a todos,eu tenho um clio serie III dynamic de 2006,e nao estou mt contente com a viatura.Realmente,como o nosso colega diz,anterior a viatura tem mt barulhos e não é só nas rodas,infelizmente os plasticos nas estradas de paralelo tambem.Foi uma má compra e eu estou arrependido,e só o tenho dede julho de 2009,6 meses com a viatura e já teve um problema com velas, paraxokes,com a porta do lado do pendura,guarda-lamas etc

  8. 8 Jorge
    Janeiro 27, 2010 às 2:06 am

    ola a todos. Também tenho um clio de 2006 e posso dizer que foi a pior compra da minha vida. Mas nem tudo é mau, o carro apresenta uma bom conforto e segurança e comporta-se muito bem em estrada. Mas as qualidades ficam por aí. A qualidade de construção é péssima, o carro tem imensos (são mesmo muitos) barulhos parasitas, apesar de ter apenas 4 anos. Nestes quatro anos já tive de o levar á oficina mais de 10 vezes (não, não é brincadeira e muito menos exagero) entre avarias e manutenção (já para não referir que a avaria persiste e é grave). Posso também afirmar que a assistência renault é péssima, já recorri a mais que uma oficina e o atendimento é sempre a “despachar”, sendo que já por duas vezes tive de fazer reclamação por escrito. Quanto ao motor, tenho o 1.2 de 75 cv e posso dizer que, apesar de eu saber que é apenas 1.2, o motor é muito fraco nas prestações que apresenta. Já conduzi motores 1.0 (nomeadamente o da toyota) que deixam o 1.2 da renault ficar envergonhado. Devido ao motor ser tão fraco a caixa é demasiado curta, em recta a 60 km/hvai-se perfeitamente bem em 5ª velocidade. Em auto estrada é preciso levar o motor sempre acima das 3500rpm se não quere-mos ir a menos de 100km/h. Portanto aqui fica o meu conselho para quem quer comprar um clio: não comprem.

  9. 9 isa
    Março 2, 2010 às 5:39 pm

    Boas..
    Tenho um clio III de 2006, e estou muito descontente.
    E só o tenho á um ano. Faz mts mts barulhos, e a nivel de segurança nao é nd relevante. Alem do mais, tou a ter problemas no motor, ou seja, nao desenvolve mesmo nada. Ja fui á oficina e parece k o problema vem do motor…
    En fim…má compra

  10. 11 Tatiana
    Junho 14, 2010 às 4:30 am

    Ja tive 2 clios e adoro eles, apesar dos pesares… é um carro muito barulhento os plasticos batem muito… alem do mais os trincos externos sao pessimos pra pessoas que tem crianças pequenas pois os dedinhos dos filhos sempre saem machucados quando eles abrem a porta por fora, o dedinho deles entra dentro da angulação que faz a abertura do trinco… e a qualidade do plastico e borrachas usadas dentro do carro deixa a desejar e muito… alem do mais creio eu que deveria ter mais vedação contra pó pois isto entra por todo lado!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: